A postura de quem ajuda

Toda ajuda que se enquadra em um paradigma de justos e injustos, ou que perpetua o olhar dos bons e dos maus, é uma ajuda que inevitavelmente prolonga o sofrimento. Olhemos, se não, o mundo. Em algum lugar, onde ouve vencedores e vencidos, justos e injustos, dignos e indignos, vitoriosos e derrotados, se produziu um crescimento verdadeiro?

Isso não quer dizer, claro, que não nos defendemos dos criminosos, dos malfeitores, dos perigosos. Mas é necessário nos sentirmos melhores do que eles? Não se trata de arrogância e insulto sentir-se melhor ou mais justo que os demais? Podemos nos perguntar se aplicar a regra comparativa sobre as pessoas como instrumento dirigente da vida leva ao bem-estar ou ao mal-estar.

O ajudador  não toma partido. Retira-se a um centro vazio, como dizia Fritz Perls, sem intenções e sem medo, como agrega Bert Hellinger. Como essa atitude é possível? Por meio do acesso a mais partes de nossa verdade interior, por meio da meditação e da purificação. Caindo no centro do Ser e não no centro do eu. Estando em contato com a Grande Alma e não unicamente com a Alma Gregária, para além da consciência pessoal de nossas imagens pessoais sobre o bem e o mal, no grande silêncio. Aí onde tudo pode ser honrado e espontaneamente dignificado.

É muito comum que ajudadores de pessoas consideradas vítimas se irritem com os agressores, inclusive desejem seu mal, se mostrem indignados e desejam causar-lhes danos. No entanto, indicar os maus como maus e crucificá-los em nosso tribunal interior somente faz deles ainda piores. Não por acaso Jesus disse: “Ama teus inimigos”. Por quê? Para viver em paz, para que a paz seja possível. Para que aqueles que parecem nossos inimigos fiquem nus, íntegros e iguais com nosso olhar bom.

 

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